shop-cart

Now Reading: TridentRupture: antimilitaristas bloqueiam tanques no Porto de Sagunto

TridentRupture: antimilitaristas bloqueiam tanques no Porto de Sagunto

TridentRupture: antimilitaristas bloqueiam tanques no Porto de Sagunto


Print Friendly, PDF & Email

mocPorto de Sagunto (Valência) – 16 de outubro de 2015

Seis antimilitaristas do MOC (Movimiento de Objeción de Conciencia) introduziram-se no Porto de Sagunto e quatro deles acorrentaram-se às lagartas de dois tanques que fazem parte dos comboios militares preparados para sair rumo à base de San Gregório, em Saragoça. Com esta acção, pretendem denunciar a Trident Juncture, a maior manobra militar da NATO desde o pós-guerra, uma vez que mobilizará, entre outubro e novembro 30.000 soldados, 4.000 veículos e 11 helicópteros de guerra em Itália, Portugal e, sobretudo, Espanha, onde se mobilizarão 20.000 efectivos e centenas de veículos de combate.

Os activistas mantiveram-se acorrentados durante 3 horas, apesar da crescente presença policial. No final, suas unidades da polícia de choque da Guarda Civil apareceram e conseguiram retirar os activistas depois de 30 minutos de trabalho. Os seis antimilitaristas foram detidos e, mais tarde, libertados. Quatro deles com acusações de “Desordem Pública” e “Desobediência”. Isto não exclui a possibilidade de acusações futuras ao abrigo de recém aprovada Lei de Segurança Pública (“Lei Mordaça”).

De acordo com o que declararam as pessoas participantes, “estamos a fazer esta acção de desobediência civil porque consideramos que a guerra, todas as guerras, são um crime contra a Humanidade, e as manobras militares são treinos de guerra, preparativos para cometer novos crimes.”

 

Video da acção:

 

Relato completo: http://mocvalencia.org/es/content/tridentrupture-antimilitaristas-bloquean-la-salida-de-un-convoy-hacia-las-maniobras-%E2%80%9Ctrident

 

 

 

 

 

A story about

,

With

39

Views


Written by

Jornal Mapa

Show Conversation (0)

Bookmark this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 People Replies to “TridentRupture: antimilitaristas bloqueiam tanques no Porto de Sagunto”


More from Curtas Category