shop-cart

Now Reading: Derrame de interesses na Praia da Vitória

Derrame de interesses na Praia da Vitória

Derrame de interesses na Praia da Vitória


Print Friendly, PDF & Email

SONY DSCSituado na ilha Terceira (Açores), o concelho da Praia da Vitória alberga a Base Aérea das Lajes, sob o controlo dos americanos desde 1946. Esta serviu, durante muitos anos, como ponto estratégico na Guerra Fria e, apesar da tendência apontar para uma diminuição do efectivo militar na Base, novas tensões entre os EUA e Rússia podem alterar este fluxo.

Entretanto, um fluxo de outra natureza tem surgido na Base: o dos derrames acidentais dos tanques de petróleo, que têm provocado focos de poluição nos solos. Destes acontecimentos, resultou uma enorme especulação no ano de 2008, ao terem sido descobertos dados confidenciais norte-americanos que davam conta desta poluição, acrescentando ainda que estaria em causa a qualidade da água dos aquíferos de abastecimento público do concelho. O frenesim criado em torno das respostas, levou a Câmara Municipal a pedir um relatório ao LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) sobre a situação ambiental das águas do aquífero basal de abastecimento público. Salienta-se que este é o aquífero com maior relevância para a ilha Terceira. O relatório final apresentado dá conta que “a água de abastecimento público apresenta boa qualidade”, porque a sua captação é realizada a montante dos focos de poluição identificados. Contudo, não exclui a hipótese de uma possível contaminação no futuro, denominando-a uma “situação de risco”.

O que é inegável é a contaminação dos solos! Esta é evidente e corroborada quer no estudo do LNEC quer por outros estudos realizados. Acontece que, alguns dos solos contaminados continuam a ser usados para a agricultura de subsistência de algumas famílias, pondo em risco a sua vida e de outras pessoas que consomem estes produtos. Embora a Câmara tenha demonstrado preocupação, os esforços pecaram por serem escassos e estão quase esquecidos por muitos, excepto pelos que têm conhecimento e sofrem com o problema.

Tendo em conta que os Açores são neste momento um destino turístico cada vez mais em voga e onde se promove um local puro e intocado, seria de esperar uma maior cautela no tratamento de assuntos delicados e que colocam em risco esta imagem.

Pelo contrário, nos últimos tempos, o porto da Praia da Vitória foi oferecido como local de transbordo de armamento químico provindo da Síria, em mais uma demonstração de total entrega e submissão do governo português perante os interesses das “grandes nações”.

Interessa saber que custo o governo está disposto a pagar, de modo a manter uma imagem “limpa” para o exterior, ao mesmo tempo que acumula a imundice de desprezar e desrespeitar as pessoas e o meio. Talvez um dia todos se lembrem do que agora só podem recordar!

 


Written by

Jornal Mapa

Show Conversation (0)

Bookmark this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 People Replies to “Derrame de interesses na Praia da Vitória”


More from Curtas Category