Sessão de esclarecimento sobre os perigos da exploração de Gás de Xisto no Barreiro

18 de Maio de 2014
Partilha
Tags
Print Friendly, PDF & Email

A controversa técnica de exploração de gás de xisto através de “fractura hidráulica”, ou “fracking”, está em vias de avançar no nosso país. Apesar de a zona aparentemene mais promissora ser a formação da Brenha, que abrange os Concelhos do Bombarral, Cadaval e Alenquer, a verdade é que as concessões exploratórias incluem também o Litoral Alentejano, e uma concessão com o nome “Barreiro”, que abrange não só o nosso concelho como outros pontos da Península de Setúbal, e possivelmente até a serra de Monsanto, em Lisboa.

Esta concessão encontra-se neste momento entregue a uma empresa canadiana chamada “Oracle”, desconhecendo-se para já os resultados de eventuais pesquisas efectuadas.

Porque todos os dados que conhecemos apontam para que esta técnica seja de elevado risco ambiental, essencialmente ao nível da contaminação dos lençóis freáticos, e também porque acreditamos que o caminho a seguir na via da sustentabilidade ambiental e da independência energética não é este, e passa por uma aposta séria nas energias renováveis, em vez da exploração cada vez mais remota, difícil e arriscada do que ainda resta das energias fósseis, organizámo-nos no Movimento Anti-Extracção de Gás de Xisto no Barreiro, um grupo informal sem ligação a quaisquer partidos ou ideologias políticas, cujo único objectivo e o de combater mais esta forma agressiva de extracção de recursos energéticos, ainda para mais numa zona de elevada concentração de população, e com grande riqueza de água no subsolo.

No próximo dia 20 de Maio organizamos uma sessão de esclarecimento aberta à população, onde exibiremos um documentário seguido de debate.

About the Author

1 Comentário
Have Your Say
  1. […] alguns passos. Participamos num encontro popular de sensibilização no Barreiro, organizado pelo Jornal MAPA, que  levou à criação do grupo Movimentoantigasdexistobarreiro. Estive numa acção de […]

Comentar

XHTML: Podes usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>