Na Lisboa dos hotéis só vivem os reis?
Rua dos Lagares é o novo curto documentário do coletivo Left Hand Rotation, em colaboração com o coletivo Habita, que regista a luta dos moradores de um prédio na Mouraria contra o seu despejo. O testemunho não é só esclarecedor, é também inspirador, porque não se fica apenas por denunciar os efeitos nocivos da gentrificação em Lisboa. A Rua dos Lagares é o testemunho de uma importante vitória.
Ao longo dos 10 minutos que tem este curto documentário, observamos e ouvimos relatos da transformação da cidade, através da voz de várias mulheres que vão descrevendo a sua vida no bairro e as ameaças que todos os moradores sentem. Segundo os seus depoimentos, na Rua dos Lagares vão restar apenas 3 ou 4 prédios com moradores do bairro. “De resto, é só condomínios de luxo e hostels. E isto é só nesta rua. Por aí abaixo (no bairro da Mouraria) são muitos mais”. Estas vizinhas declaram então a sua intenção de resistir à ordem de despejo e o filme mostra-nos várias ações de protesto que ali ocorreram entre Março e Agosto deste ano.
No final do vídeo, ficamos a saber que as moradoras conseguiram travar o despejo iminente e que a Câmara Municipal de Lisboa negociou com os proprietários e conseguiu renovar os contratos dos moradores, sem aumento de rendas. Rita Silva, do coletivo Habita, deixa a reflexão: “Esta vitória vai para além da Rua dos Lagares, ela ensina-nos que é possível travar os despejos. Que vale a pena nos organizarmos e lutar, que só assim conseguimos conquistar ou manter direitos e fazer valer a justiça social. Ensina-nos também que as autarquias e, especialmente, a Câmara de Lisboa, têm mecanismos para acabar com os despejos.” Mas é preciso saber que esses mecanismos existem e depois pressionar e lutar para que os direitos dos moradores sejam respeitados.
Daí a importância deste registo de resistência na Mouraria. Trata-se sobretudo de dar a conhecer importantes ferramentas.
Ver ou descarregar o vídeo e para mais informações aqui