shop-cart

Now Reading: Comunicado da CODEDI (17 Julho)

Comunicado da CODEDI (17 Julho)

Comunicado da CODEDI (17 Julho)


Print Friendly, PDF & Email


Ao povo de Oaxaca

Às organizações sociais
Aos organismos de direitos humanos
Aos meios de comunicação livres e pagos

Hoje, 17 de Julho, aproximadamente às onze e meia da manhã, homens fortemente armados, encapuçados e vestidos de militares entraram no domicílio de Abraham Hernandes González, o qual se situa na comunidade de Salchi, San Pedro Pochutla. Levaram-no com grande violência, transportando-o depois numa pick-up RH-70-92, escoltada por motos.

Desde o momento do sequestro avisaram-se diversas corporações policiais sem que nenhuma delas fizesse algum esforço para localizar o companheiro, que foi encontrado sem vida na mesma comunidade, depois de aproximadamente cinco horas. Responsabilizamos diretamente o governo de Alejandro Murat (governador de Oaxaca, pertencente ao PRI), pelo sequestro e assassinato do companheiro Abraham Hernandes, que desempenhava um importante papel como coordenador local da comunidade dos ciruelos. A falta de interesse do governo em resolver casos como este revela uma cumplicidade entre os grupos delinquentes que operam na região e o estado, deixando estes grupos operar livremente a todas as horas do dia, sem que ninguém os detenha, assim como também nos faz ver a farsa que é a operação “praia segura”, quando é nestes sítios que a insegurança se revela maior, mais ainda neste retorno do PRI ao estado de Oaxaca, que como se sabe estão envolvidos com o narcotráfico.
Exigimos justiça e castigo para os responsáveis materiais e intelectuais pelo assassinato do companheiro Abraham Hernandes, assim como também exigimos justiça para os nossos três companheiros assassinados no passado dia 12 de Fevereiro (Ver Jornal MAPA nº. 20 ) e que até à data o governo estatal não apresentou avanços na investigação e os responsáveis destes crimes continuam em liberdade.

Fazemos uma chamada às organizações sociais a unirem -se a esta exigência de justiça pelos companheiros assassinados de CODEDI, e por todos os lutadores sociais e defensores de direitos humanos que vivem um momento de constante ameaça.

Fim às agressões a CODEDI
Justiça para os nossos companheiros assassinados
Alejandro vive
Luis Angel vive
Abraham Hernandes vive

Comité pela defesa dos direitos indígenas CODEDI

:::

Ver o artigo anterior sobre o mesmo assunto, aqui.

A story about

,

,

With

0

Views


Written by

Jornal Mapa

Show Conversation (0)

Bookmark this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 People Replies to “Comunicado da CODEDI (17 Julho)”


More from Mapa do Leitor Category