shop-cart

Now Reading: Projecto P.I.G.S. veio a Lisboa falar sobre gentrificação

Projecto P.I.G.S. veio a Lisboa falar sobre gentrificação

Projecto P.I.G.S. veio a Lisboa falar sobre gentrificação


Print Friendly, PDF & Email

pigsNo passado dia 27 de Junho, teve lugar na Biblioteca BOESG – Biblioteca e Observatório dos Estragos da Sociedade Globalizada, uma apresentação do projecto PIGS – projecto académico multidisciplinar.

Reunindo contributos de artistas, antropólogos, filósofos, arquitectos e cientistas sociais, o projecto PIGS pretende analisar sob uma perspectiva libertária a gentrificação, o urbanismo e a imigração em Lisboa, Atenas, Barcelona e Roma, propondo o debate e a reflexão em torno das práticas de luta face a este ataque neo-liberal.

O evento contou com a presença via Skype de Massimo Mazzone, coordenador do projecto, que por incapacidade física não pode estar fisicamente presente.

Andrea Staid, antropólogo e activista libertário, apresentou a sua monografia, composta pelo livro e filme: “Danatti della Metropoli – Etnografie dei migranti della Legalitá” ( traduzindo: “Os condenados das Metrópoles – Etnografia de imigrantes na fronteira da legalidade”). Andrea falou sobre o processo da sua investigação, destacando a importância da observação participante, metodologia que permitiu o seu envolvimento directo no desenrolar das diferentes dimensões do conflito gerado pela “Europa Fortaleza”. Partilhou, enquanto activista, experiências de luta contra os Centros de Internamento de imigrantes, bem como as conquistas destas lutas que contam já com o encerramento de sete destes estabelecimentos em Itália.

Alessandro Zorzetto, partilhou as suas experiências de luta enquanto membro de um movimento de cidadãos, contra os grandes navios de turistas que atracam em Veneza. Este movimento, consciente de que o turismo e a gentrificação operam um ataque directo contra a cidade e quem nela habita, estão também preocupados com as consequências que a paragem dos cruzeiros exerce sobre a estrutura dos edifícios e a segurança da ilha. Impedimento da entrada de cruzeiros, impedimento temporário da realização da Bienal de Artes, e realização de peças de arte colectivas, com materiais reciclados da Bienal, foram algumas das experiências partilhadas.

With

41

Views


Written by

Susana Costa

Show Conversation (0)

Bookmark this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 People Replies to “Projecto P.I.G.S. veio a Lisboa falar sobre gentrificação”


More from Curtas Category