Cinema com Jantar na BOESG

12 de Novembro de 2013
Partilha
Tags
Print Friendly, PDF & Email

INTOtheFIRE_boesgDOCUMENTÁRIO “INTO THE FIRE”

“Into the Fire – The Hidden Victims of Austerity in Greece” é um documentário de Abril deste ano, realizado por Guy Smallman e Kate Mara, membros do colectivo britânico Reel News. O filme investiga a situação dos refugiados e imigrantes na Grécia, no contexto das severas medidas de austeridade e do aumento do racismo.

Os refugiados fogem dos seus países de origem, em busca de segurança e melhores condições de vida. A Grécia, é um dos principais portões de entrada para a Europa, mas a legislação europeia evita que os refugiados se desloquem para outros países europeus. Porém na Grécia, os refugiados deparam-se com terríveis situações de detenção, violentas deficiências no procedimento de asilo e precárias condições de vida.
Sem acesso a habitação, documentos legais ou apoio social e confrontados com o aumento de violência e racismo, os refugiados reclamam um direito de sobrevivência: “Deixem-nos partir!” Os ataques da extrema direita não têm apenas os refugiados como alvo, mas qualquer estrangeiro, incluindo os imigrantes que vivem na Grécia há anos. Somando-se à propaganda incendiária pelo partido de extrema direita Golden Dawn e à onda de ataques fascistas assassinos, o Estado e a Polícia revelam-se simpatizantes numa espécie de segredo de Polichinelo.

 

BIBLIOTECA E OBSERVATÓRIO DOS ESTRAGOS DA SOCIEDADE GLOBALIZADA
Rua das Janelas Verdes, 13 – 1ºEsq (Santos, Lisboa)

 

About the Author

Comentar

XHTML: Podes usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>