shop-cart

Now Reading: Escola Segura a Gás Pimenta

Escola Segura a Gás Pimenta

Escola Segura a Gás Pimenta


Print Friendly, PDF & Email

No passado dia 18 de Janeiro, a PSP agrediu e usou gás pimenta para dispersar uma concentração de estudantes do ensino secundário, da Escola Alberto Sampaio em Braga. Os estudantes, menores de idade e alguns com 12 anos, protestavam contra a agregação da sua escola ao agrupamento de Nogueiró. Como forma de protesto decidiram fechar a cadeado os portões do estabelecimento de ensino e concentravam-se junto ao mesmo exibindo cartazes, faixas pretas e cânticos expressando luto e desagrado pela decisão unilateral do Ministério da Educação. Segundo declarações de alguns estudantes presentes, apareceram inicialmente quatro agentes do programa Escola Segura, seguindo-se depois vários agentes do corpo de intervenção que agrediram e lançaram gás pimenta contra os alunos que se concentravam em frente do portão principal. Os apelos à calma da directora da escola e a proposta para a retirada pacífica do cadeado do portão foram ignorados pelos agentes,  provocando assim lesões em seis jovens.

Perante a indignação de alunos, pais e professores face ao ocorrido, a PSP de Braga apressou-se a emitir um comunicado no qual afirma que “a utilização de gás pimenta foi feita na medida e proporção, e serviu para evitar uma acção mais musculada por parte da polícia”. Um dos representantes da associação de estudantes disse ainda à comunicação social que o protesto era pacífico e os ânimos exaltaram-se depois da chegada da polícia, e após a sua presença nas intalações escolares. A directora da escola nega também que a PSP tivesse sido chamada pela direcção da escola e que no momento do protesto tivesse existido qualquer tipo violência física ou verbal por parte dos estudantes.

Ouvidas as declarações da PSP fica no ar a pergunta sobre o que seria uma “acção mais musculada” da polícia: espancamentos, balas de borracha, choques de taser contra menores de idade? Para estes alunos a função da polícia deixa de caber no logrado slogan de que existe para proteger os cidadãos e revela assim a verdadeira utilidade do programa Escola Segura.

A story about

,

With

0

Views


Written by

Jornal Mapa

Show Conversation (0)

Bookmark this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 People Replies to “Escola Segura a Gás Pimenta”


More from Notícias à Escala Category